17° Dança
Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

UBERLANDIA - MG
Universidade Federal de Uberlândia
Coautor(es):
Rita de Cássia
Roger Mariano
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Educação Infantil
|
Movimento
|
Coordenação
|
Educação Infantil
|
Arte Visual
|
O fazer artístico
|
Educação Infantil
|
Movimento
|
Expressividade
|
Dados da Aula
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
- Equilibrar-se;
- Expressar-se
utilizando a linguagem corporal;
- Interagir
com os colegas;
- Expressar-se
utilizando o desenho como forma de registro;
- Apreciar
o trabalho dos colegas.
Duração das
atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula é
importante que o professor trabalhe brincadeiras que explorem as partes do
corpo e tornem possível a consciência corporal. Por exemplo:
A Formiguinha
Fui ao mercado
comprar café
Veio uma
formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi,
sacudi, mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado
comprar limão
Veio uma
formiguinha e subiu na minha mão,
Eu sacudi, sacudi,
sacudi, mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado
comprar girimum,
Veio uma
formiguinha e subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi,
sacudi, mas a formiguinha não parva de subir ...
O professor pode
perguntar às crianças o que mais podem comprar no mercado e que rima com outras
partes do corpo ...
Outras brincadeiras
podem ser utilizadas para trabalhar esse conhecimento! É só usar a imaginação.
Estratégias e
recursos da aula
Movimentar-se e
expressar-se com o corpo é um aspecto importante para as crianças de 4 e 5
anos. Nessa aula as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e
seus limites através das brincadeiras desenvolvidas.
1º Momento:
Brinque com as
crianças com uma "folha mágica". Dê a elas metade de uma folha de
jornal e brinque utilizando a folha como diferentes objetos. Uma sombrinha pois
está chovendo, depois como uma esponja de banho, lavando todo o corpo, em
seguida a folha se transforma em toalha para secar o corpo limpo. Na medida que
o professor vai direcionando a brincadeira vai nomeando as partes do corpo e
levando as crianças a construírem esses conceitos.
2º Momento:
Após a atividade
inicial de exploração do corpo, o professor pode fazer uma rodinha para
conversar sobre o corpo e sua importância no dia a dia. Deve explorar como
podemos utilizar o corpo em diferentes situações, para andar, correr, subir,
descer, pular, rolar, etc.
3º Momento:
Você professor deve
construir um percurso a ser feito pelas crianças – pode ser dentro ou fora da
sala de aula. Monte com uma corda uma barreira amarrando as duas pontas da
corda de forma que a altura não ultrapasse o quadril das crianças. Elas deverão
passar por baixo da corda.
Coloque um
colchonete logo à frente da barreira com corda. As crianças deverão dar uma
cambalhota no colchonete.
Na sequência
coloque três bambolês. Elas deverão pular com um pé só cada um dos bambolês.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As crianças gostam muito dessa brincadeira.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As crianças gostam muito dessa brincadeira.
4º Momento:
Depois da
brincadeira faça um registro com as crianças pedindo que desenhem o
percurso na sequência que foi feito, utilizando canetinha e lápis de cor.
Depois de concluído faça uma exposição com as atividades das crianças e convide
a turma para apreciar as produções dos colegas.
Recursos
Complementares
Corda, bambolê,
colchonete, folhas de jornal, canetinhas, lápis de cor.
Avaliação
Para avaliar as
crianças observe os seguintes itens:
As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?
As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?
A criança consegue
se equilibrar ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?
Observam e apreciam
o trabalho dos colegas?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7941
Uma aula Completa com avaliação.
ResponderExcluirExcelente plano de aula.