terça-feira, 17 de novembro de 2015



 Arte Musical 8

Portal de Educação Infantil



Professor, para enriquecer seu trabalho junto aos alunos de Educação Infantil, estamos colocando a sua disposição:
·         várias músicas ligadas a diferentes temáticas;
·         sugestões de atividades que envolvem músicas;
·         um projeto por meio do qual você poderá desenvolver um rico trabalho de musicalização.
Projeto Brincando com Música
“O Quebra-nozes”
Justificativa
A brincadeira e o faz de conta têm fundamental importância no desenvolvimento das crianças. Por meio de atividades lúdicas, prazerosas e que explorem a imaginação e a criatividade, elas crescem, aprendem e passam a compreender o meio que as cerca.
Neste projeto, a proposta é desenvolver atividades musicais com base na história O Quebra-nozes. Originalmente escrita por E. T. A. Hoffmann, em 1816, com o título O Quebra-nozes e o Rei dos ratos, essa história é conhecida mundialmente como um espetáculo clássico de balé de Natal, dançado ao som das composições de P. I. Tchaikovsky.
Objetivos
·         Ampliar o repertório musical dos alunos aproximando a música erudita de suas vivências cotidianas.
·         Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical.
·         Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
·         Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais.
Conteúdos
·         Propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração.
·         Pulsação.
·         Ritmo.
·         Instrumentos da orquestra.
Materiais necessários
Sala ampla com pouco mobiliário, que permita a disposição dos alunos em círculo e favoreça a circulação de todos pelo espaço; CD com gravação da suíte O Quebra-nozes (P. I. Tchaikovsky); instrumentos de percussão de acordo com o número de alunos (exemplo: tambor, chocalho, triângulo, clavas, cocos, apitos, maracás etc.); papel-cartão, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, tesouras; palitos de sorvete; pares de baquetas, de clavas ou hashis1, de acordo com o número de alunos; fotografias ou imagens de instrumentos de orquestra; computador com acesso à internet.
Número de aulas: Sete, com duração de 40 minutos cada.
Aula 1
Apresentação da história
Nesta aula, apresente a história aos alunos usando o livro sugerido ou outros objetos que julgar necessário (fantoches, bonecos, adereços etc.). Também é interessante fornecer informações básicas sobre o compositor, como nome e ano da composição, e sobre o balé.
Feito isso, todos devem ser convidados a ouvir a “Abertura em miniatura”, imaginando a cena inicial e todo o contexto. Para a apreciação da “Abertura”, é importante conversar sobre os instrumentos utilizados, destacando aqueles que julgar pertinentes.
Para finalizar a aula, os alunos também podem ser convidados a movimentar-se pelo espaço de acordo com o andamento da música, como se fossem os personagens da história. A brincadeira de estátua pode ser realizada: proponha a eles que façam poses de acordo com um personagem que escolherem da história.
Aula 2
Experimentando os sons
Mediante os elementos da aula anterior, esta pode ser iniciada com uma roda de conversa com os alunos usando a seguinte pergunta como disparador: Quais são os sons de uma festa em família? Espera-se que os alunos falem sobre sons de pessoas conversando, de pratos, talheres, pessoas mastigando, crianças correndo etc. Conforme as ideias forem surgindo, peça para reproduzirem esses sons com o próprio corpo ou com os instrumentos disponíveis na sala de aula.
Oriente-os a pensar em quais sons seriam mais fortes ou mais fracos. Você pode sugerir um acontecimento – um prato que quebra ou uma criança que cai no chão devido à correria, por exemplo – e conversar com o grupo sobre de que maneira poderiam representar esses sons.
Após a escolha, organize o grupo para reproduzir os sons de forma ordenada, pensando em começo, meio e fim e na divisão de tarefas entre os alunos. Tudo pode ser gravado para depois ser apreciado por todos.
Aula 3
Fada açucarada – explorando a pulsação
A proposta desta aula é trabalhar ritmicamente com a “Dança da Fada açucarada”, música que faz parte da suíte O Quebra-nozes.
A primeira atividade é retomar a história com os alunos e apresentar a música da Fada açucarada. Depois da primeira audição da música, destaque alguns elementos, como os instrumentos utilizados, o caráter da música, o andamento etc. Chame a atenção dos alunos para identificar a estrutura da música: ouvir as diferentes partes, reconhecer trechos que se repetem etc.
Feito isso, coloque a música para ser ouvida novamente e oriente os alunos a bater palmas ou os pés no chão, de acordo com a pulsação da música. É interessante propor variações: um grupo bate palmas, o outro bate os pés; um realiza a pulsação enquanto o outro permanece em silêncio acompanhando as partes da música, entre outras opções.
Havendo possibilidade, nesta aula você já pode chamar a atenção dos alunos para o ritmo da música, executado na melodia principal. Assim, um grupo pode realizar a pulsação e outro, o ritmo, conferindo maior riqueza à proposta.
Aula 4
Fada açucarada – explorando pulsação e ritmo2
Depois da exploração da aula anterior, utilize, nesta aula, os instrumentos disponíveis e retome a proposta de trabalhar a pulsação e o ritmo da música sugerida. As baquetas ou clavas podem ser usadas para a execução da pulsação e outros instrumentos, como chocalhos, maracás e cocos, por exemplo, farão o ritmo.
A “Dança da Fada açucarada” tem um caráter muito delicado e é importante chamar a atenção para esse detalhe na execução das atividades. A exploração da pulsação e do ritmo pode ser feita com e sem o apoio da gravação, mas é importante que você tenha bastante clareza do ritmo original.
Também é interessante trabalhar com a dinâmica dessa obra. Sugira momentos para que os alunos executem a pulsação e o ritmo com maior ou menor intensidade.
Aula 5
A Dança chinesa
(A cada aula é importante retomar o enredo da história e situar a música a ser trabalhada no contexto geral.)
A proposta desta aula é explorar a forma da música com movimentos corporais, também considerando os instrumentos em destaque – nesse caso, as flautas e os instrumentos de cordas. Como nas aulas anteriores, esta também deve começar com a audição da música, a identificação de suas partes e dos instrumentos que mais se destacam.
Basicamente, a música tem duas partes: uma executada pelas flautas e outra pelos instrumentos de cordas. Assim, você pode direcionar a apreciação com o auxílio das imagens dos referidos instrumentos, apresentando-os conforme a música é executada.
Em seguida, proponha aos alunos um jogo de estátua diferente. Primeiro, organize a turma em dois grupos. Uma sugestão é dividir entre meninas (que poderão ser a Clara ou a Fada) e meninos (que poderãoser o Quebra-nozes ou o Rei dos ratos). Feito isso, estabeleça que um dos grupos se movimentará livremente ao som das flautas, e o outro, ao som das cordas. Quando um grupo estiver em movimento, o outro estará parado, respeitando a estrutura da música. Se achar necessário, continue usando as figuras dos instrumentos para apresentar cada parte e direcionar o grupo nos movimentos. Como variação, proponha aos alunos que realizem movimentos semelhantes aos instrumentistas, posicionando especialmente os braços de forma diferenciada para “tocar” as flautas ou os violinos.
Aula 6
Confecção dos personagens
Para esta aula, selecione uma das outras músicas da suíte O Quebra-nozes e faça o trabalho de apreciação, como nas aulas anteriores. Como sugestão, a atividade poderá ser realizada com a “Dança russa” ou a “Dança dos Mirlitons”.
Em seguida, distribua folhas de papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e giz de cera e oriente os alunos a escolher personagens da história para reproduzir por meio de desenhos. Ao final, eles devem recortar o contorno dos personagens e colá-los nos palitos de sorvete, criando bonecos que poderão “dançar” (ou seja, ser manipulados) quando a música for novamente executada.
Aula 7
Valsa das flores
Na suíte O Quebra-nozes, a “Valsa das flores” é o momento de finalização da história, no qual Clara e o Quebra-nozes dançam e se divertem como se estivessem em uma grande festa! Assim, nesta última aula, retome todas as atividades anteriores, convidando os alunos a participar da festa, ouvindo com atenção a valsa (identificando os instrumentos, a forma etc.) e dançando em pares ou movimentando os bonecos confeccionados na aula anterior.
É importante oferecer aos alunos informações sobre a valsa; comente que era um tipo de música de entretenimento utilizado nas festas em castelos.
Observação: no material de apoio foram incluídos alguns vídeos do Youtube que mostram trechos do balé O Quebra-nozes. Analise a adequação de apresentar aos alunos esses trechos ou outros previamente selecionados.
Apresentação
As atividades sugeridas podem gerar um produto interessante para apresentação a outras turmas, nas reuniões de pais ou em aulas abertas para os familiares. Com o recurso da gravação, você e os alunos podem ver o que precisa ser melhorado ou alterado, fazendo a reflexão conjunta sobre o trabalho desenvolvido.
Avaliação
A avaliação deve ocorrer a cada aula, considerando a participação, o envolvimento e o interesse dos alunos. No final das atividades sugeridas, converse com os eles e procure saber o que acharam, como se sentiram, se tiveram dificuldades ou não para realizá-las etc.
Também é importante ficar atento aos aspectos musicais envolvidos – propriedades do som, pulsação e ritmo – para observar se foram bem compreendidos.
Material de apoio
Livros
BEYER, Ester Sulbacher (Org.). O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.
KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música – ideias para sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2005.
O QUEBRA-NOZES: divertido mundo mágico em 3D. Trad. Marlise Buchweitz Klug. Adaptação de Janine Amos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2007.
Vídeos
DVD do Balé O Quebra-nozes. Há várias versões, realizadas por diferentes grupos de balé do mundo todo. Entre elas, destaca-se a produção realizada pelo Royal Ballet, da Inglaterra. Há também versões em desenho animado. É importante a prévia análise de qual é o melhor material para apresentar aos alunos.
Disponível em:
http://youtu.be/XqAqDz8765w(Dança da Fada açucarada).

http://youtu.be/Qq3kAvcd0O0(Valsa das flores).

http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/conteudo_digital/musica/brincando_com_musica/brincando_com_musica.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário