A HISTÓRIA DO TEATRO NO MUNDO
“TEATRO” A origem desta palavra vêm do Grego
“Theátron”. Posteriormente passou para o Latim como Theatru. Esta palavra,
quando passou para o português, a vogal “U” foi simplesmente trocada pela vogal
“O”. o teatro surgiu no Egito há aproximadamente três mil anos antes de Cristo.
Algumas peças começaram a aparecer na Grécia com Homero no período de
oitocentos anos antes de Cristo. Quanto a este passado muito distante, pouco se
sabe, a maioria dos autores e de seus livros, até nos dão alguma certeza de que
o teatro é tão velho quanto a existência do homem.
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O teatro é, antes de qualquer coisa, uma arte. Mas é
uma arte que se associa à história
do homem e à própria história da comunicação humana,
vez que se configura uma arte
híbrida, envolvendo literatura e encenação.
Diacronicamente, percebemos sua presença desde
a Antiguidade Clássica, no decorrer dos períodos de
descobertas e catequeses, com os
missionários jesuítas, até os dias atuais. Como se
pode perceber, mesmo com o advento da
tecnologia, o teatro continua causando encantamento e,
por isso, concretizando de maneira
única o aprendizado, seja de ordem informativa ou
cultural.
Não obstante, observamos que, quando o professor se
propõe a fazer uso dessa técnica
em sala de aula, ele esbarra em alguns questionamentos
que devem ser respondidos com
antecedência, de modo a evitar que essa atividade se
transforme, equivocadamente, em um
instrumento de opressão e de inibição. Uma vez que,
segundo afirma NAZARETH (2009):
A arte é libertária e o teatro é, sem dúvida, das
Artes, expressão libertária por
excelência. A possibilidade de “re-viver” sentimentos
e situações sem barreiras de
tempo e espaço, de presenciar fatos de verdade
ocorridos ou apenas existentes no
imaginário do autor, possibilita resgate do indivíduo
e da sociedade.
Isso significa que, como primeiro passo para esse tipo
de trabalho, o educador deve ter
bem definido em
sua concepção quais os princípios fundamentais que regem a prática teatral
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