Vamos ao teatro
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por
Objetivo(s)
-
Aprender a se comportar como um espectador de teatro.
- Reconhecer a interpretação dos atores, a dramaturgia, os cenários, a iluminação, o uso da música, o uso de elementos de animação etc.
- Observar o que tem relação com a atuação dos atores, como a interpretação e a gestualidade.
- Reconhecer e apreciar recursos de iluminação, cenário e figurinos.
- Reconhecer a interpretação dos atores, a dramaturgia, os cenários, a iluminação, o uso da música, o uso de elementos de animação etc.
- Observar o que tem relação com a atuação dos atores, como a interpretação e a gestualidade.
- Reconhecer e apreciar recursos de iluminação, cenário e figurinos.
Ano(s)
1º
2º
3º
4º
5º
Tempo
estimado
Cinco
aulas.
Material
necessário
Cartolina
e canetas coloridas.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Selecione
uma peça de teatro adequada à faixa etária da turma. Alguns dos parâmetros
podem ser a própria obra e o histórico dos artistas. Busque material
informativo sobre o espetáculo, como o cartaz de divulgação, e o que já foi
publicado sobre ele em veículos especializados de imprensa, como críticas e
reportagens.
2ª
etapa
Decidido
o espetáculo e agendada a data para vê-lo, é hora de conversar com as crianças
e analisar com elas o material reunido na etapa anterior. Se a peça tiver como
tema alguma história que o grupo já conhece, organize uma roda de conversa para
retomar o que os alunos sabem. Caso se trate de uma história inédita, incentive
comentários a respeito do material lido.
3ª
etapa
Pergunte
aos alunos como acham que a história vai ser apresentada no teatro. Estimule a
discussão sobre como serão representados os lugares. Levante com a garotada o
que precisa haver num teatro para que a gente saiba o que é cada lugar. E
quanto aos personagens? Quantos atores serão necessários para encenar a peça?
Se o número de personagens for maior que o de integrantes do grupo teatral,
provoque as crianças perguntando o que será feito para resolver um desafio como
esse. Será que personagens infantis serão feitos por crianças? Qual será o
figurino? Como é possível saber na hora da apresentação quem é quem? O objetivo
dessa conversa é fazer um aquecimento com as crianças para a apreciação.
Registre essas hipóteses em um cartaz para retomá-las depois do espetáculo.
4ª
etapa
Apresente
e discuta com as crianças termos, funções e contextos específicos do teatro.
Por exemplo, leia com elas a ficha técnica do espetáculo. Pergunte que funções
aparecem nela. Questione a função do elenco, do dramaturgo, do diretor, do
designer de luz etc.
5ª
etapa
É
chegada a hora de assistir ao espetáculo. É importante falar com os alunos
sobre como se comportar em uma sala. Ir ao banheiro antes evita o entra e sai.
A peça de teatro é uma arte realizada ao vivo e conversar em voz alta durante a
encenação desconcentra o elenco e também é falta de educação. Apesar disso, o
teatro é sempre um encontro imprevisível entre os atores e o público e algumas
montagens podem ser mais interativas, pedindo uma participação ativa do
público. Converse com as crianças a respeito para que aprendam a notar essas
características, respeitá-las e desenvolver a sensibilidade para interagir na
intensidade adequada. Somente a experiência de ir ao teatro confere aos
estudantes a possibilidade de compreendê-lo cada vez mais e elaborar o
comportamento espectador.
6ª
etapa
De
volta à escola, retome o cartaz e estimule a turma a compará-lo com o que foi
visto no palco.
Avaliação
Observe
se os alunos são capazes de reconhecer e comentar as características específicas
da arte teatral, como a interpretação dos atores e os elementos cênicos. É
possível também avaliar com base na leitura de críticas teatrais e convidá-los
a refletir: todos concordam com elas?
Flexibilização
Na
hora de selecionar o espetáculo, investigue se ele oferece recursos que
estimulem os demais sentidos além da visão - como texturas nos figurinos e no
cenário, uso de instrumentos musicais, riqueza na trilha sonora ou diferentes
cheiros de objetos explorados em cena. Esses recursos ajudam a incluir o aluno
com deficiência visual na apreciação da trama. Também é possível apostar no
recurso da audiodescrição. Trata-se de fazer a descrição oral do que acontece
em cena no intervalo das falas dos atores, com o cuidado de deixar brechas para
que o aluno cego possa fazer suas próprias interpretações da peça. Registre
todas as etapas da discussão e estimule o seu aluno a fazer o mesmo em braile.
Deficiências
Visual
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