O Ensino de Natureza
e Sociedade na Educação Infantil.
Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não
estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com
o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando
respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e
investigadoras.
Muitos temas interessantes podem ser trabalhados com as
crianças, histórias de outros tempos, heróis, castelos, pequenos animais e
outros. É importante que o professor propicie às crianças as explorações de
idéias e depois compare-as com as que são propostas pela ciências. Bem como não
utilizar muito a terminologia técnica que poderá dificultar maior compreensão
por parte dos pequenos.
Deve-se ter cuidado ao trabalhar os conteúdos, ao elaborar
as atividades, pois muitas vezes os temas não ganham a profundidade nem a
importância e cuidado necessário e acabam por não oferecer a construção de
conhecimento das crianças, deixando de valorizar até mesmo o que elas já sabem.
O trabalho com os conhecimentos oriundos das Ciências
Humanas e Naturais, deve ser voltado para a ampliação das experiências das
crianças e que assim elas possam construir conhecimentos diversos a respeito do
meio social e natural.
As crianças tomam consciência do mundo, de maneiras
diferentes a cada etapa de seu desenvolvimento, as transformações que acontecem
em seu pensamento influenciam no desenvolvimento da linguagem e suas
capacidades de expressão.
Em seus primeiros anos de vida a criança constrói
conhecimentos práticos, com vivências e ações do seu dia- a - dia, na creche ou
jardim de infância e também no convívio com a família. Pois suas representações
e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos objetos concretos, da
realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.
Afirma-se que quanto maior a variedade de experiências
cotidianas pelas quais passam as crianças, maior também será o processo de
reconstrução que propiciará mudanças positivas nas estruturas de pensamento e
linguagem delas.
É por meio do brincar, do faz - de - conta que as crianças
refletem sobre o mundo, constroem novos significados, constroem s conhecimento
sobre si mesmas, sobre outras pessoas, sobre lugares, formulam hipóteses e
fazem seus questionamentos.
É de extrema importância que a escola de educação infantil,
bem como os educadores que ali trabalham, tenham os objetivos claros ao se
trabalhar com os pequenos.
Explorar o ambiente, estabelecer contato com pequenos
animais, com plantas, objetos diversos, estimulando a curiosidade e o
interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de
quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo
mundo social e natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas
relações sobre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos,
estabelecer relações entre o meio e as formas de vida que ali se existam,
valorizar a preservação das espécies e qualidade da vida humana.
Para que os objetivos sejam alcançados, deve-se oferecer às
crianças atividades que envolvam brincadeiras, jogos, canções, explorações de
diferentes objetos, conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração
de habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Conclui-se que são muitos os papéis do professor; ele é o
facilitador, que cria ambientes propícios para uma boa aprendizagem, também o
catalisador, que desperta o poder intelectual da criança, estimula e a
encoraja, o consultor que observa, ouve, espera o tempo necessário para que a criança
reflita sobre o problema e com sua ajuda consiga resolve-lo. E o de modelo, que
expõe para as crianças a importância da criatividade, da persistência, e
curiosidade de aprendizes que foram bem sucedidos. Não pode-se esquecer que
esse professor modelo deve realmente ser um modelo para seus alunos,pois as
crianças procuram imitar as atitudes de seu professor. Portanto, essa
influência deverá agregar valores às crianças, não o contrário.
Não se pode esquecer também que o professor irá avaliar seu
aluno, para tanto deverá refletir ao fazer tal avaliação, pois ela é diária,
contínua e processual. É importante que ele conheça muito bem o processo de
aprendizagem ao qual se encontram os alunos. Para isso ele deve contar com seus
registros, prática essa, que tem de se fazer presente, diariamente na vida do
professor. O registro é um documento da vida escolar de todos, por isso contém
informações preciosas sobre a aprendizagem de toda a turma. Vale lembrar, que
esses registros são realizados para cada aluno individualmente, pois cada
criança tem seu ritmo de construção de conhecimento e suas peculiaridades, que
necessitam ser respeitadas.
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