LIVROS SUGERIDOS PARA O PROFESSOR NA AULAS DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL
Pato magro, pato gordo
Mary França & Eliardo França
Essa é a história de uma casa que não tinha nada. Foi o gato quem construiu. E os seus amigos que deram as dicas para que ela ficasse uma beleza. Uma dica aqui, outra acolá, e a casa agora tem um telhado, varanda, jardim... Está toda arrumadinha! Nossa, que casa linda! Que tal chamar os amigos para uma visita?
Fogo no céu
Mary França & Eliardo França
O céu está mesmo pegando fogo? O bode pode estar enganado, mas todos já fugiram com medo. Só mesmo uma coruja para esclarecer a confusão. Mas preste atenção, o bode vira herói e salva a mata. Quer entender melhor essa história? É só clicar para ouvir.
As pintas do preá
Eliardo e Mary França
Essa é a história de um bando de preás (pequenos roedores pertencentes da mesma família do porquinho-da-índia) que decidiram sair da toca para se divertir. Espertos que só, aproveitaram o ar puro da floresta cheia de flores bonitas e coloridas para brincar de cabra-cega (ou cobra-cega), de pintar uns aos outros com tintas de cores berrantes (como o verde limão, rosa pink), e , ainda, de esconde-esconde. Quer saber o final dessa farra? Ouça a história!
Na roça
Mary e Eliardo França
Você já foi à roça? Tem algum parente ou já passou férias por lá? Quem mora na roça tem uma vida bem diferente da que levamos na cidade. É assim com Bia e Daniel, personagens dessa historinha. Eles moram num lugar onde há vaca, bezerro, pato, galinha. cachorro, gato... Eita que bicharada! Todo dia eles levam a vaca do pasto para o curral. Mas um dia ela sumiu!
Calma, é só seguir as marcas das patas no barro. Quer saber mais dessa aventura no campo? Clique aqui para ouvir a história.
Vovô e o gênio
Bebete Alvim
E se um dia você se deparasse com um gênio e ele pudesse conceder-lhe apenas um desejo? Qual seria o seu pedido? Num dia comum, desses como qualquer outro, vovô Godofredo e vovó Ermelinda foram ao supermercado com sua neta Anaísa. Lá, Godofredo deparou-se com uma brilhante e metálica garrafa de licor, daquelas de dar água na boca... Sem hesitar, vovô comprou a bebida e preparou tudo para um grande jantar regado à muito licor de amora!!! O que todos não esperavam era a grande surpresa ao abrir a garrafa...
A barata medrosa e o coronel baratinado
Luzia de Maria
Baratite era uma baratinha medrosa, muito medrosa, que se assustava com qualquer coisa. Filha de Dona Baratilda, a pequena Baratite vivia no escuro, sempre fugindo dos amigos e da família, pois qualquer barulhinho, a deixava de “asinhas em pé”. Na mesma cidade vivia o Coronel Drualdo, um homem valente, que esbanjava coragem por onde passava. Certa vez os dois se cruzaram, e desse encontro inesperado, surgiu uma enorme confusão. Por que será que o encontro de uma pequena baratinha e um corajoso coronel rendeu tanto barulho?
O pato cantor
Marcus Cardelíquio
Já foi a uma fazenda? Mesmo que nunca tenha ido, você deve saber que os galos sempre cantam pela manhã, logo ao raiar do sol. Num sítio bem tranquilo. o sítio do Seu Valdomiro, o galo Deulindo era o despertador oficial. Todos já estavam acostumados com o seu canto, bem cedinho. Mas, o pobre do galo já estava bem velhinho e só pensava na aposentadoria. Não é que apareceu um pato metido à cantor! Deulindo resolveu ajudá-lo, afinal, queria mesmo um substituto. Parece que a primeira experiência não foi muito boa. O pato cantor acordou todo mundo ainda de madrugada. E será que o galo desistiu de se aposentar? Confira ouvindo essa divertida história!
O caracol
Mary e Eliardo França
Essa é a história de um caracol que deseja muitas coisas que não pode ter. Ele quer voar, cantar, pular e simplesmente não pode, porque essa não é sua natureza. Um pouco triste com sua limitações, ele descobre que também há vantagens em ser um caracol. Você sabe qual a vantagem? Vai uma dica: ele carrega essa vantagem nas costas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21145
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/as-pintas-do-prea
Nenhum comentário:
Postar um comentário