“Brincadeiras Matemáticas”
Nos quinze primeiros dias o professor deve observar seus alunos verificando quais as noções que já possuem, quais suas dificuldades e partir dessas observações elaborar seu planejamento. O professor ao prepara as atividades deve levar em conta a fase do desenvolvimento infantil em que sua turma se encontra e o conhecimento do mundo que possuem. Selecionamos algumas atividades que poderão ser utilizadas nesse período e, que abordam: contagem, quantificação, formas, grandezas e espaço.
I – Contagem:
A) Músicas:
Elefante
Um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais. Três elefantes incomodam muita gente. Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais. Cinco elefantes incomodam muita gente. Seis elefantes incomodam... Muito mais. Sete, oito, nove, dez.
Indiozinhos Um, dois, três indiozinhos. Quatro, cinco, seis indiozinhos. Sete, oito, nove indiozinhos. Dez num pequeno bote. Iam navegando pelo rio abaixo Quando o jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos Quase, quase virou! (mais não virou)
Mariana Mariana contou um, contou um a Mariana. É um, é um, é um, é Ana. Viva a Mariana, viva a Mariana. 2, 3, 4, 5, 6,...
Pipoca Uma pipoca na panela, Veio uma outra para conversar. Foi um tremendo falatório Que ninguém podia agüentar
E foi um tal de : Poqui, popoqui, poqui poqui Popoqui, poqui poqui Popoqui poqui poqui Duas pipocas na panela Vieram outras duas para conversar Foi um tremendo falatório Que ninguém podia agüentar... (contar até cinco – as crianças na hora do refrão devem bater os dedos como se fosse palmas, primeiro apenas um dedo no outro, depois dois, três... até baterem palmas, ou seja, cinco dedos).
Minhoquinhas Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha Três minhoquinhas fazendo ginastiquinha Quatro minhoquinhas fazendo ginastiquinha Cinco minhoquinhas fazendo ginastiquinha Um minhocão fazendo ginasticão Um minhocão fazendo ginasticão B) Brincadeiras - amarelinha, caracol, esconde-esconde, jogos de escolher. •
Mamãe posso ir? Escolher uma criança para ser a mãe, posicionando-a a uma certa distância das outras crianças. As crianças perguntam "Mamãe posso ir?" A criança que está no papel da mãe responde que sim e as outras perguntam: "Quantos passos?" A mãe decide o número de passos que cada criança vai dar. Ganha aquela que alcançar primeiro a mãe.
• Formando seqüência: Espalhar cartões numerados pelo chão do pátio, as crianças deverão caminhar pelo pátio livremente, ao sinal do professor cada aluno tem que pegar um cartão aleatoriamente e devem formar um grupo onde tenha uma seqüência completa (1 a 9, por exemplo).
II – Quantificação
A) Músicas Um Um é um Um é um só Um nariz, uma boca, Um pescoço, uma barriga, Umbigo só um... Bato uma palma, Dou um pulo, Escondo uma mão E com a outra um beijão. (Thelma Chan - CD Pirralhada) Dois Você e eu
Somos dois. Você canta antes Eu canto depois. Você e eu Somos dois Você canta antes Eu canto depois Tem dois olhos na sua cara Tem dois olhos na sua cara Dois ouvidos você tem. Dois ouvidos você tem. Os olhos são pra enxergar Os olhos são pra enxergar Os ouvidos pra ouvir bem Os ouvidos pra ouvir bem Um mais um dois (Thelma Chan - CD Pirralhada) Três Três pulinhos um, dois, três. Um mais um mais um são três Somos três, eu e vocês. Põe três dedos um, dois, três. Conte agora em chinês Uat, ni, sam E em japonês It, ni sam. (Thelma Chan - CD Pirralhada)
B) Brincadeiras
• Memória de quantidade: joga-se como na forma tradicional porém, as cartelas são preparadas com pares de números e suas respectivas quantidades. • Corrida numérica: os alunos devem andar livremente pelo pátio, ao sinal do professor formar grupos de acordo com a quantidade solicitada. • Numeral e Quantidade (EVA): O educador utilizará inicialmente, apenas as partes com formas representando quantidade. A associação será realizada sem simbologia numérica, apenas através da contagem de formas e encaixe destas partes; A mesma atividade anterior, associando símbolo e quantidade (formas). Após a realização da associação a criança poderá copiar o algarismo graficamente e apresentar a quantidade respectiva; O educador solicitará ao grupo que permaneça sentado em círculo e colocará as peças com os algarismos voltadas para baixo e embaralhadas no centro. Ao chamar uma criança, lhe entregará uma peça com um algarismo, pó exemplo o 5, e pedirá que junte o número necessário de colegas para formar um conjunto com a quantidade representada. Após distribuir as peças entre as crianças o educador solicitará a uma delas que mostre sua peça e que as outras que tiverem em mãos as peças complementares deverão juntar-se a esta. Assim será repetido com todos os algarismos.
• Correr e pegar: o professor prepara várias cartelas com quantidades de objetos
diferentes. Os alunos devem andar livremente pelo pátio, em determinado momento o professor fala um número e os alunos devem encontrar quais cartelas tem a quantidade solicitada.
• Quatro-cantos: (ao som de uma música) Quatro crianças, ou quatro grupos de três ou mais crianças (para que todos participem) dispõem-se em cada ângulo de um quadrado e apenas uma criança fica no centro. Quando a música começa elas trocam entre si os lugares e, enquanto isso, a criança do centro tenta pegar um dos lugares, que só pode ter o número de crianças já estipulado. A que se achar sem lugar fica no centro e a brincadeira recomeça.
• Grupos de números: o professor deixa cartões com numerais espalhados, a um sinal os alunos correm, pegam um cartão e a seguir agrupam-se com todos os que estão com o mesmo número.
III – Formas
• Mudando de figura: o professor desenha vários círculos, quadrados e triângulos no chão e as crianças devem caminhar sobre eles seguindo a ordem do professor, quando ele falar “círculo” só podem pisar no círculo, mas quando falar “quadrado” devem imediatamente mudar e pisar apenas nesta figura. Este jogo não tem ganhador, serve apenas para verificação e fixação das formas geométricas
• Descubra o que falta (Blocos Lógicos): colocar 4 a 5 peças sobre a mesa, olhar por alguns instantes e fechar os olhos; outra pessoa retira uma das peças, ao abrir os olhos a criança deverá dizer as características da peça que está faltando.
• Seqüência de Formas: a criança retira um cartão e com as peças dos blocos lógicos deverá montar a seqüência apresentada.
• Atenção! A figura é... : o professor espalha pelo pátio várias figuras geométricas. Os alunos andam livremente pelo pátio observando as figuras, quando o professor falar uma figura todos devem correr e pegar a figura solicitada.
IV – Grandezas
Separar objetos pelo tamanho Qual a bola maior? Em roda, mostrar bolas de diferentes tamanhos, deixando as crianças as segurarem, observando e contando sobre suas diferenças. O professor precisará fazer intervenções para que as crianças possam pensar sobre as possibilidades de uso de tais materiais.
V – Espaço
A) Músicas Mazu Para dentro e para fora Mazu, Mazu. Para dentro e para fora Mazu, Mazu, Mazu. Eu lavo esta janela Mazu, Mazu. Eu lavo esta janela
Mazu, Mazu, Mazu Eu escolho um companheiro Mazu, Mazu. Eu escolho um companheiro Mazu, Mazu, Mazu. Ele dança engraçadinho Mazu, Mazu Ele dança engraçadinho Mazu, Mazu, Mazu. (*Domínio Público) Anel de Pedra Verde Eu perdi o meu anel No buraco da parede Quem achar me dá de volta Meu anel de pedra verde. Hora de frente, pra frente Hora de trás. Pra trás Hora de frente, pra frente Hora de trás, pra trás (*Domínio Público) Longe / Perto Se está longe Não alcanço Se está perto Vou pegar. Longe, perto Perto, longe Que gostoso Vou brincar. Longe, perto Perto, longe Que gostoso Vou brincar. (Thelma Chan - CD Pirralhada)
B) Brincadeiras A pessoa misteriosa Com os alunos organizados em filas, o professor seleciona um deles sem que os outros saibam quem é. Em seguida, apresenta algumas pistas sobre a criança escolhida para que eles possam descobrir: - A pessoa que eu escolhi usa (ou não usa) óculos. - A pessoa que eu escolhi está sentada entre um menino e uma menina. - A pessoa que eu escolhi está na frente de João e atrás de Laura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário