segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Natureza - OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA (AR, FOGO, TERRA E ÁGUA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA (AR, FOGO, TERRA E ÁGUA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Profª Taiane Marques dos Santos
Formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade do Grande ABC - UniABC
e-mail: taianelacosdarede@ig.com.br

Publico Alvo: Crianças de 2 a 3 anos
Objetivo
Desenvolver atividades sobre Os Quatro Elementos da Natureza (Ar, Fogo, Terra, Água), onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar, investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas

Justificativa
É relevante, pois realizamos propostas que envolveram as crianças, de forma prática, em atividades com o meio ambiente, onde tiveram vivências que proporcionou inúmeras aprendizagens como: experimentaram diversas sensações, foram estimulados a serem autônomos, desenvolveram instinto investigativo, conviveram com o outro e com a natureza e acima de tudo se divertiram.
            As crianças, desde muito pequenas, já estabelecem relações e têm opinião. Assim, quando estimuladas pela prática, que permite e oportuniza a participação ativa no processo de construção do conhecimento, suas possibilidades são ainda maiores.
Acredito que para a criança aprender a respeitar a natureza é importante proporcionar momentos de convívio com o meio ambiente e seus elementos.
            Na educação infantil a criança aprende através da exploração, neste sentido este projeto proporcionou inúmeras descobertas e aprendizagens através de atitudes espontâneas com os ambientes preparados.
É através da observação e interação com o ambiente e objetos que a cercam que as crianças são estimuladas a pensar e a buscar soluções próprias para os problemas com os quais se deparam. Assim sendo, a participação dos alunos em diversas atividades foi feita de forma a criar um sentimento de interação com o ambiente.

Atividades desenvolvidas

Nossa primeira experiência foi um passeio pelos espaços livre da escola para observar a terra, as plantas as folhas, em seguida as crianças exploram uma porção de terra escura, colocaram a mão, cheiraram, espalharam pela mesa.
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2057.jpg
Mãozinhas curiosas
Outra experiência com terra foi colocar água na terra o que rendeu muitas possibilidades e explorar e criar.
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2274.jpg
Será que dá para desenhar?

Se plantarmos uma sementinha (feijão) “O que vai acontecer?” As crianças plantaram, regaram e acompanharam o crescimento do feijão
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2453.jpg
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\2012-09-17 14.05.02.jpgDescrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2946.jpg
Penduramos nossas plantinhas em uma árvore – Regando o feijão
Perguntas que direcionam atitudes: Está seco! O que precisa para crescer? água

Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\2012-09-25 14.43.49.jpg
Vejam como cresceu nosso feijão!

Plantamos hortelã
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2522.jpg
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2545.jpg

As crianças não foram expectadoras, nem só observadoras neste processo. Colocaram as mãos na terra afofaram, misturaram, semearam, plantaram, regaram.

Observaram e fizeram experiências com fogo: sopraram, com vela acesa pingaram parafina na água e queimaram giz de cera (uma técnica diferente para desenhar).
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2720.jpg
A interação acender apagar proporcionou uma variedade de aprendizagens (presença do ar)

Associaram a festas de aniversário.
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_3304.jpg
ATENÇÃO: As crianças foram orientadas sobre o perigo do fogo.

Água: Quantas possibilidades! A água já vem sendo inseridas em várias atividades anteriores, veja mais algumas que foram desenvolvidas.
Banho em brinquedos: Uma brincadeira que oportuniza várias descobertas.
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\100_2953.jpg
Foi uma diversão só! Observe esta foto. Olha a água tendo outra função.

Aqui mais do que estar em contato com a água o importante é ser autônomo, conviver, aprender com o outro, interagir com objetos e pessoas e tantas outras oportunidades de descobertas e aprendizagens.

Banho de piscina
Sentir prazer é o que notamos nesta proposta com água.
Bexigas de formatos diferentes cheias de água.
Bolinha de Sabão, onde envolveu água e ar. Sopraram, sopraram até fazer sua própria bolha.
Bola de Sabão Gigante
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\Nova pasta\Cópia de DSC00473.JPG
As crianças têm verdadeira paixão por bolinhas de sabão, ficam encantadas. É sempre muito importante, antes de cada atividade explicar o que faremos e por que faremos aquela atividade.

Fizemos experiências com bexigas de vários formatos e tamanhos para descobrir o ar.
Descrição: C:\Documents and Settings\Tatiane\Desktop\EMI Maria P. Leandrini\Sala 2 G\Portifólio 4 elementos da natureza\Pasta para revelar\Imagem60.jpg

Nas atividades, muitas vezes, primeiro ouve a curiosidade e medo do novo depois, exploração e oportunidade para criar, tudo deve ser guiado sem interromper descobertas, uma boa proposta pode ser valorizar o envolvimento, estimular, afim de que todos participem e façam perguntas, como:
E se colocar água na terra o que acontece? Vira lama? E o que pode ser feito com a lama? Dá para desenhar?
É importante também, em algum momento buscar interação com outro grupo – convidar outra sala para participar da atividade.

Considerações Finais

Com as experiências com os elementos da natureza (Ar, Fogo, Água e Terra) observamos em nossas crianças o despertar da curiosidade e o gosto pelas descobertas.
Durante as atividades muito além de explorar as crianças conviveram com o outro e com a natureza, socializaram objetos e experiências; desenvolveram o espírito investigativo; foram estimulados a serem autônomos; criaram, descobriram e experimentaram inúmeras possibilidades.
Este trabalho foi importante para servir de modelo de atitude sustentável, e, acima de tudo, da relevância de um ensino significativo para a criança, onde puderam conviver com experiências repletas de intencionalidade para o desenvolvimento da demanda de necessidade nesta idade. A ideia foi oferecer inúmeras possibilidades com diversas soluções, o que levou cada criança direcionar de acordo com sua forma de ser.
Fizemos coisas inesperadas, pouco comuns, o que foram uma grande oportunidade de aprender através de experiências.
Desta forma, as perspectivas foram ampliadas e as crianças estão aptas a prosseguir e ampliar seus conhecimentos científicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário