OS QUATRO ELEMENTOS
DA NATUREZA (AR, FOGO, TERRA E ÁGUA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª Taiane Marques dos Santos
Formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Pedagogia pela
Universidade do Grande ABC - UniABC
e-mail: taianelacosdarede@ig.com.br
Publico Alvo: Crianças de 2 a 3 anos
Objetivo
Desenvolver atividades sobre Os Quatro Elementos da Natureza (Ar, Fogo,
Terra, Água), onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar,
investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e
conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas
Justificativa
É relevante, pois realizamos propostas que envolveram as crianças, de
forma prática, em atividades com o meio ambiente, onde tiveram vivências que
proporcionou inúmeras aprendizagens como: experimentaram diversas sensações,
foram estimulados a serem autônomos, desenvolveram instinto investigativo,
conviveram com o outro e com a natureza e acima de tudo se divertiram.
As
crianças, desde muito pequenas, já estabelecem relações e têm opinião. Assim,
quando estimuladas pela prática, que permite e oportuniza a participação ativa
no processo de construção do conhecimento, suas possibilidades são ainda
maiores.
Acredito que para a criança aprender a respeitar a natureza é importante
proporcionar momentos de convívio com o meio ambiente e seus elementos.
Na
educação infantil a criança aprende através da exploração, neste sentido este
projeto proporcionou inúmeras descobertas e aprendizagens através de atitudes
espontâneas com os ambientes preparados.
É através da observação e interação com o ambiente e objetos que a
cercam que as crianças são estimuladas a pensar e a buscar soluções próprias
para os problemas com os quais se deparam. Assim sendo, a participação dos
alunos em diversas atividades foi feita de forma a criar um sentimento de
interação com o ambiente.
Atividades desenvolvidas
Nossa primeira experiência foi um passeio pelos espaços livre da escola
para observar a terra, as plantas as folhas, em seguida as crianças exploram
uma porção de terra escura, colocaram a mão, cheiraram, espalharam pela mesa.

Mãozinhas curiosas
Outra experiência com terra foi colocar água na terra o que rendeu
muitas possibilidades e explorar e criar.

Será que dá para desenhar?
Se plantarmos uma sementinha (feijão) “O que vai acontecer?” As crianças
plantaram, regaram e acompanharam o crescimento do feijão



Penduramos nossas plantinhas em uma árvore – Regando o feijão
Perguntas que direcionam atitudes: Está seco! O que precisa para
crescer? água

Vejam como cresceu nosso feijão!
Plantamos hortelã


As crianças não foram expectadoras, nem só observadoras neste processo.
Colocaram as mãos na terra afofaram, misturaram, semearam, plantaram, regaram.
Observaram e fizeram experiências com fogo: sopraram, com vela acesa
pingaram parafina na água e queimaram giz de cera (uma técnica diferente para
desenhar).

A interação acender apagar proporcionou uma variedade de aprendizagens
(presença do ar)
Associaram a festas de aniversário.

ATENÇÃO:
As crianças foram orientadas sobre o perigo do fogo.
Água: Quantas possibilidades! A água já vem sendo inseridas em várias
atividades anteriores, veja mais algumas que foram desenvolvidas.
Banho em brinquedos: Uma brincadeira que oportuniza várias descobertas.

Foi uma diversão só! Observe esta foto. Olha a água tendo outra função.
Aqui mais do que estar em contato com a água o importante é ser
autônomo, conviver, aprender com o outro, interagir com objetos e pessoas e
tantas outras oportunidades de descobertas e aprendizagens.
Banho de piscina
Sentir prazer é o que notamos nesta proposta com água.
Bexigas de formatos diferentes cheias de água.
Bolinha de Sabão, onde envolveu água e ar. Sopraram, sopraram até fazer
sua própria bolha.
Bola de Sabão Gigante

As crianças têm verdadeira paixão por bolinhas de sabão, ficam
encantadas. É sempre muito importante, antes de cada atividade explicar o que
faremos e por que faremos aquela atividade.
Fizemos experiências com bexigas de vários formatos e tamanhos para
descobrir o ar.

Nas atividades, muitas vezes, primeiro ouve a curiosidade e medo do novo
depois, exploração e oportunidade para criar, tudo deve ser guiado sem
interromper descobertas, uma boa proposta pode ser valorizar o envolvimento,
estimular, afim de que todos participem e façam perguntas, como:
E se colocar água na terra o que acontece? Vira lama? E o que pode ser
feito com a lama? Dá para desenhar?
É importante também, em algum momento buscar interação com outro grupo –
convidar outra sala para participar da atividade.
Considerações Finais
Com as experiências com os elementos da natureza (Ar, Fogo, Água e
Terra) observamos em nossas crianças o despertar da curiosidade e o gosto pelas
descobertas.
Durante as atividades muito além de explorar as crianças conviveram com
o outro e com a natureza, socializaram objetos e experiências; desenvolveram o
espírito investigativo; foram estimulados a serem autônomos; criaram,
descobriram e experimentaram inúmeras possibilidades.
Este trabalho foi importante para servir de modelo de atitude
sustentável, e, acima de tudo, da relevância de um ensino significativo para a
criança, onde puderam conviver com experiências repletas de intencionalidade
para o desenvolvimento da demanda de necessidade nesta idade. A ideia foi
oferecer inúmeras possibilidades com diversas soluções, o que levou cada
criança direcionar de acordo com sua forma de ser.
Fizemos coisas inesperadas, pouco comuns, o que foram uma grande
oportunidade de aprender através de experiências.
Desta forma, as perspectivas foram ampliadas e as crianças estão aptas a
prosseguir e ampliar seus conhecimentos científicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário