PROJETO DA LINGUAGEM GESTUAL-CORPORAL
TURMA: “D”
PROFESSORAS: Dirlene e Alana
ORIGEM E JUSTIFICATIVA:
Durante o desenvolvimento dos projetos em andamento
percebemos que, durante as situações realizadas em sala de aula e no pátio, as
crianças mostram bastante envolvidas, necessitando movimentar-se, superar-se.
Os momentos de brincadeiras no pátio são aguardados por elas com muita
ansiedade, que buscam aprimorar e descobrir diferentes formas de movimento,
explorando com entusiasmo, e também medos, os diferentes brinquedos deste
espaço demonstrando necessidade de movimento.
As situações envolvendo habilidades manuais também
chamou a nossa atenção, pois percebemos que muitas crianças demonstraram
dificuldades em manusear e explorar materiais como lápis, tesoura, pinceis,
entre outros, salientando a necessidade de se trabalhar com a turma a
motricidade fina.
Sabemos que a ação constitui a característica
predominante da criança nesta faixa etária e é através do movimento que ela
explora o seu entorno, aprende sobre ele e adquire maior independência e
autonomia.
Para Bassedas, a descoberta de si mesmo refere-se à
construção da identidade psicológica da criança que é resultante do conjunto de
experiências que ela tem com o mundo físico e social. Nesta construção,
manifesta-se a interação estabelecida entre as possibilidades que oferece o
calendário de maturação - que possibilita competências no âmbito motriz,
dirigidas ao alcance da autonomia, por exemplo, em relação às capacidades de
deslocar-se – e as interações sociais e as experiências que lhe são oferecidas.
A autora destaca muitas vezes, que a construção da própria identidade está
ligada ao conhecimento, ao controle e domínio do próprio corpo, das suas
capacidades e limitações. Reforça ainda que todo o trabalho relacionado a essa
área encaminha-se à construção da própria identidade e da auto-estima.
O desenvolvimento físico tem uma grande importância
para a criança, uma vez que é a base orgânica na qual se assentará a
personalidade infantil. Para Arribas (2004, p.35-36), “o corpo é um instrumento
que lhe permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e é
o canal de comunicação com os demais seres humanos”. Assim, o esquema corporal
é o ponto de partida para a construção da personalidade e o estabelecimento de
um autoconceito positivo encontra-se ligado à aceitação da própria imagem
física.
Por sabermos que crianças desta faixa etária estão
reconhecendo o corpo e descobrindo as possibilidades do mesmo, queremos
disponibilizar situações em que criança explore de diferentes maneiras estas
possibilidades em diferentes espaços (ambientes).
Para Sánchez (2003), as situações corporais vividas
permitem a percepção do próprio corpo e de uma série de parâmetros exteriores a
ele, dentre os quais talvez o espaço seja o de maior importância. Nessa
dinâmica de prazer, a criança analisa e adapta sua gestualidade a eles. Sua
reação se manifesta no controle do corpo e, progressivamente, na aquisição e na
integração do esquema corporal. Essa integração se alcança por meio da riqueza
das expressões e das vivências motoras que a criança experimenta. Com essas
atividades estamos favorecendo o desenvolvimento psicomotor, potenciando
condutas tais como a coordenação óculo-manual, a coordenação dinâmica geral, o
equilíbrio estático, o controle do próprio corpo e os movimentos segmentares, a
orientação espacial, a estruturação espaço-temporal, entre outras.
Segundo o Referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil (vol. 3, 2001), o movimento permite explorar espaços e materiais,
aproximar-se e distanciar-se de pessoas, dando suporte ao desenvolvimento da
identidade em direção à autonomia. Ao movimentarem-se, as crianças expressam
sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso
significativo de gestos e posturas corporais.
Ainda de acordo com o que diz o RCNEI,
volume 3:
“O trabalho com movimento contempla a
multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo
desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo
uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades
cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal
de cada criança”. (2001, p 15).
Ao
movimentar-se, a criança expressa seus sentimentos, emoções e pensamentos, ou
seja, o movimento vai além de um simples deslocamento no espaço,
constituindo-se em uma linguagem de expressão, comunicação e ação da criança.
Sabemos
que o reconhecimento e desenvolvimento corporal são muito importantes para a
aprendizagem, e são os gestos do corpo que vão levar o indivíduo à consciência
de seus limites e possibilidades. Na medida em que a criança aprimora o domínio
sobre seu corpo e sentimentos, gradativamente ela irá conduzir-se com mais
segurança no meio onde vive.
Pensando
e refletindo sobre isso, enfatizaremos a Linguagem Gestual-Corporal, através da
qual serão propostas diferentes situações, oferecendo oportunidades para que a
criança descubra diferentes possibilidades, potencialidades, diferenças e
limitações que o seu corpo possui, desafiando-se e descobrindo-se a cada
momento.
OBJETIVOS:
- Conhecer o próprio corpo, suas partes, dimensões e características;
- Valorizar-se e aceitar as diferenças dentro do grupo;
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento através
da dança, dos jogos e brincadeiras e demais situações de interação;
- Proporcionar diferentes possibilidades de movimento, adquirindo
confiança nas possibilidades de ação do corpo e esforçando-se para vencer
as dificuldades superáveis;
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como
força, velocidade, equilíbrio, freio inibitório, resistência e
flexibilidade;
LINGUAGENS
PRIORIZADAS:
- Linguagem Gestual-corporal;
- Linguagem dos Cuidados, Sentimentos e Afetos em
geral;
- Linguagem do espaço e conhecimento físico;
- Linguagem dos jogos e brincadeiras;
SITUAÇÕES
DE APRENDIZAGENS:
- Observação do próprio corpo no espelho, comparando-o também com os
dos colegas para conhecer o próprio corpo, suas dimensões e
características;
- Identificação e nomeação das partes do próprio corpo e do corpo do
colega através de visualizações e do toque desenvolvendo a percepção do
mesmo;
- Tocar no corpo do colega, na parte solicitada pela professora
desenvolvendo a percepção corporal;
- Fazer uma escultura no corpo do colega, modificando a posição dos
seus membros, desenvolvendo a percepção corporal e a criatividade;
- Gestualização de músicas que abordam o esquema corporal como:
Boneco de Lata, Boneco duro/mole, Eu conheço um jacaré, Pulguinha,
Dedinhos, entre outras, reconhecendo e identificando as partes do próprio corpo;
- Brincadeiras como boneco adormecido, jogo da corrente, pega-pega na
parte do corpo, carro-choque, carrinho de mão, a fim de desenvolver
habilidades psicomotoras;
- Jogo do tato: de olhos vendados, em duplas, tocar na parte do corpo
do colega conforme ordens da professora, ampliando a noção do esquema
corporal;
- Ao som de uma música, as crianças circulam livremente pela sala,
movimentando-se. Ao ser interrompida a música, a professora cita uma parte
do corpo e as crianças procuram um colega e toca na parte do corpo
solicitada, desenvolvendo a noção corporal;
- Passar a peteca de mão em mão na roda, ao sinal passar para o outro
lado, estimulando assim a atenção e a lateralidade;
- Em duplas, localizar no seu corpo e no corpo do colega partes
duras/ moles/ ossos / partes que dobram desenvolvendo a percepção do
corpo;
- Sentir as batidas do seu próprio coração e do coração do colega
enquanto calmos e após pularem; observar como se dá a respiração nestes
dois momentos; tentar segurar a respiração desenvolvendo a percepção do
corpo;
- Pintura do corpo do colega com o dedo, após observação para
desenvolver habilidade de desenho e percepção do corpo;
- Com uma fotografia do colega, caracterizá-lo fisicamente (olhos,
cabelos,...) sem revelar seu nome para identificar semelhanças e
diferenças entre as pessoas valorizando-as;
- Realizar o contorno do corpo
da criança pela professora, observando tamanhos, dimensões e partes do
corpo, desenvolvendo o esquema corporal;
- Com os mapas do corpo na horizontal, pisar nas partes solicitadas
pela professora para reconhecerem e identificarem suas partes;
- Completar os mapas do corpo com as partes que estão faltando: colar
lã nos cabelos, completar o rosto com suas respectivas partes
desenvolvendo habilidades manuais;
- Quebra-cabeça gigante com os mapas do corpo ampliando a noção do
esquema corporal;
- Jogo de memória com suas fotografias observando características
físicas valorizando os colegas, suas semelhanças e diferenças;
- Exploração dos brinquedos do pátio, aprimorando a coordenação motora;
- Comparação do seu corpo agora e com fotografias de quando era bebê,
representando com desenhos observando mudanças no corpo conforme seu
crescimento e assim valorizar o desenvolvimento de cada um;
- Relaxamento após brincadeiras agitadas com técnicas diferenciadas
(músicas relaxantes, massagem de colega em colega, pela prof., etc) para
valorizarem o descanso;
- Carrinho de mão desenvolvendo a força, equilíbrio e coordenação
motora;
- Amassar bolas de papel, desenvolvendo e aperfeiçoando a motricidade
fina, tentando acertá-las em um alvo fixo, desenvolvendo a noção de espaço
e força;
- Passar por baixo das pernas dos colegas posicionados em fila
desenvolvendo a percepção do corpo;
- Recortar de revistas diversas partes do corpo, de acordo com
orientações da professora, montando em seguida um corpo humano,
desenvolvendo a noção do esquema corporal;
- Desenho do que falta a partir da fotografia de seu próprio rosto
para identificarem as partes do corpo e desenvolver o esquema corporal;
- Distribuir às crianças a metade da fotografia de seus rostos, onde
deverão completar, através de desenhos, com a outra metade;
- Representar experiências vividas ou observadas por meio do
movimento, como se derreter como um sorvete, balançar como as folhas das
árvores, voar como um pássaro, etc, criando diversas estratégias de
expressar-se através do movimento;
- Exploração de diferentes meios de movimentar-se, como andar na
ponta dos pés, com os calcanhares, com os joelhos, de cócoras, marchando,
etc explorando as diferentes possibilidades de movimento.
- Passar a bola de mão em mão por cima/ por baixo/ pelos lados até o
ultimo da fila, desenvolvendo a noção de lateralidade;
- Acertar a bola e/ou peteca no alvo, em diferentes posições,
desenvolvendo a noção de direção, força e percepção espacial;
- Realizar circuitos psicomotores com atividades variadas e
utilizando materiais como cones, cordas, bambolês, etc., desenvolvendo a
coordenação motora;
- Dança da cadeira, visando a percepção espacial e agilidade;
- Caminhar equilibrando algo em diferentes partes do corpo,
desenvolvendo o equilíbrio e coordenação motora;
- Pular corda desenvolvendo coordenação motora;
- Caminhar sobre diferentes linhas com diferentes traçados
desenvolvendo coordenação motora e equilíbrio;
- Passar por dentro de bambolês, pular dentro e fora deles, passá-lo
pelo corpo, passar por vários bambolês enfileirados e arremessá-los em um
alvo fixo, desenvolvendo a percepção espacial;
- Brincar de pega-pega, pegador-corrente, cola-cola, caçadores de
tartarugas, desenvolvendo a agilidade, velocidade e coordenação;
- Brincar de morto-vivo, desenvolvendo a atenção e a concentração;
- Caminhar entre duas cordas estendidas no chão formando um
labirinto, não podendo tocar nelas, desenvolvendo a noção espacial;
- Repetir a situação descrita acima, desta vez com os pés afastados,
pelas laterais das mesmas;
- Chutar a bola em diferentes alvos, desenvolvendo a noção de força e
direção;
- Ir até o local estipulado pulando com uma peteca entre os pés,
tentando evitar que esta caia, desenvolvendo a coordenação motora;
- Realizar os comandos sugeridos pela professora utilizando o balão,
como caminhar/dançar segurando-o com uma mão, com as duas mãos, sobre a
cabeça, entre as pernas, embaixo do braço, etc, desenvolvendo a noção do
esquema corporal;
- Dançar em duplas sobre um jornal, não podendo sair de cima dele,
desenvolvendo a noção espacial;
- Rasgar papéis de diferentes espessuras e diferentes resistências,
desenvolvendo a motricidade fina;
- Brincar de cabo de guerra, a fim de desenvolver a força e o
espírito de equipe;
- Caminhar até o local estipulado, em duplas, com os cadarços dos
tênis amarrados, visando a coordenação motora;
- Dançar ao som de músicas de diversos ritmos: livremente, imitando
os nossos gestos ou de personagens do DVD, desenvolvendo a musicalidade;
- Dançar em duplas equilibrando uma bolinha/peteca em diferentes
partes do corpo, de acordo com orientações da professora, tentando
equilibrá-la;
- Realizar diferentes fisionomias em frente ao espelho, visando...
- Construção de labirintos e circuitos com os blocos de espuma,
visando a noção espacial e a coordenação motora;
- Empurrar a bola com o pé até o local estipulado, desenvolvendo a
noção de direção;
- Rolar a bola com a mão entre as garrafas Pet (zigue-zague),
estimulando a coordenação motora;
- Brincar de gata-cega (olhos vendados), desenvolvendo a noção
espacial;
- Reconhecer, através do tato, objetos conhecidos que estarão na
caixa tátil, dando algumas características como grande/pequeno,
duro/macio, desenvolvendo a percepção tátil;
- Com os olhos vendados, procurar o objeto solicitado entre os
demais, desenvolvendo a percepção tátil;
- Descobrir quem é o colega, através do tato, com os olhos vendados;
- Realizar vários movimentos com a boca e a língua, desenvolvendo a
motricidade fina: tentar encostar a língua no nariz, estalar a língua no
ritmo da música, imitar sons onomatopaicos, encostar a língua no queixo,
colocar a língua para dentro e para fora, etc;
- Uma criança, de olhos vendados, deve relatar os sons que seus
colegas estão fazendo, desenvolvendo a discriminação auditiva;
- De olhos vendados, sentir diversos aromas, tentando identificá-los,
a fim de aprimorar a percepção olfativa;
- De olhos vendados, distinguir diferentes sabores, aprimorando a
percepção gustativa;
- Brincar de “Empresta-me a tua casinha”, onde devem trocar de
casinha ao sinal da professora, desenvolvendo a noção espacial;
- Realizar ginástica corporal seguindo os comandos da professora,
alongando diversas partes do corpo;
- Brincar de pega-pega, pisando na sombra do colega para capturá-lo,
desenvolvendo a agilidade e velocidade;
- Contação de histórias relacionadas ao conhecimento do corpo: Joelho
Juvenal, Os dez amigos para identificarem as partes do corpo.
- Modelagem do corpo com massinha, desenvolvendo a percepção do
esquema corporal e motricidade final;
- Desenho da sombra do colega na calçada para reconhecerem o esquema
corporal;
- Caminho das pedras: as crianças correm entre as pedras (um círculo
para cada criança desenhado no chão) e ao ouvirem o apito deverão parar,
colocando as partes do corpo solicitadas pela professora na sua pedra, a
fim de identificarem as partes do corpo e desenvolverem o freio
inibitório;
- Brincar sobre colchonetes estimulando as crianças a rolarem e
virarem cambalhotas, desenvolvendo a coordenação motora;
- Com as bolas gigantes, deitar de bruços, de costas, de lado sobre
as mesmas fazendo movimentos variados, descobrindo diferentes
possibilidades de movimentarem-se;
- Realizar a corrida do saco: cada criança ganhará um saco onde terão
que chegar a um determinado espaço, pulando com ele sem cair,
desenvolvendo a coordenação motora.
- Corrida do sopro: em grupos as crianças ganharão um balão, e
agachados no chão terão que levar o balão o mais rápido possível só
assoprando desenvolvendo e estimulando a respiração;
- Confeccionar latas coloridas e distribuí-las
entre as crianças, que deverão andar livremente no pátio, ao citar o nome
de uma cor, as crianças com a cor mencionada devem se juntar e montar uma
pirâmide, estimulando a atenção, o equilíbrio e o freio inibitório;
- Jogo “siga o mestre”, onde as crianças deverão
reconhecer e imitar os movimentos dos colegas ou da professora estimulando
a criatividade e a diversidade de movimento.
·
Jogo de boliche trabalhando a coordenação motora,
direção e noção espacial;
- Andar sobre Pés de lata, desenvolvendo o
equilíbrio, coordenação ampla e noções de alternância .
RECURSOS
A SEREM UTILIZADOS
CD’s
e DVD’s infantis; Jogos diversos; Cordas; Giz de quadro; Latas, bambolês,
colchões, túnel, cabos de vassoura, bolas; balões; jornais; lençóis; fronhas;
tiras de tecidos; Lápis de cor; rádio; bolinhas para massagem; linha-movimento;
argila; revistas; vendas; petecas; brinquedos do pátio; blocos lógicos
gigantes; bola gigante; fotografias;
BIBLIOGRAFIA
·
ALBUQUERQUE, Silmara. A educação Física na Educação Infantil. V. 2, Curitiba: Editora
Gráfica expoente, 2008.
·
ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil. Desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
·
AWAD, Hani Zehdi Amine. Lazer na escola: descompromisso descomprimissado. Dissertação
(Mestrado em educação) – UFU, Uberlândia, 2002;
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AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Jundiai, SP:
Fontoura, 2004.
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BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Vol. 3, Brasília, 2001.
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BASSEDAS, Eulália et. al. Aprender a ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED,
1999.
·
SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz; MARTINEZ, Marta Rabadán;
PEÑALVER, Iolanda Vives. A
psicomotricidade na Educação Infantil. Uma prática preventiva e educativa.
Porto Alegre: Artmed, 2003.
http://emei-recantoinfantil.blogspot.com.br/2011/04/projeto-da-linguagem-gestual-corporal.html
Projeto da E.M.E.I Recanto Infantil de duas Professoras, com base teórica no RCNEI além de vários outros autores. O projeto e de fácil compreensão e muito bem elaborado no que diz respeito aos materiais e ao objetivo que desejam alcançar.
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