Plano de aula: Literatura Infantil
TEMA: Literatura Infantil
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura e Arte
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.
OBJETIVOS
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
FINALIDADES
O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO
Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:
• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.
• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.
• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO
• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro suas gravuras e figuras.
• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TERS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
• Depois contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma comparação, utilizando fantoches.
• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
• Cantaremos músicas infantis.
• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
• Fazer máscara dos personagens.
• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO
Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta e um trabalho em grupo.
Último acesso: 09/11/2015
Plano de aula 2013 – Educação Infantil - Turma: Infantil II - CEI Tia Norma - Período: 15/04 a 19/04/2013
Professoras: Jane Maria Schmitt Gamba; Cristiane L. L. Freitas; Liliana Valle Szpoganicz; Fabiane Noemia Lemos
Tema: LITERATURA INFANTIL.
Conteúdos Mobilizados:
Fantasia das histórias;
Hábitos de leitura;
Objetivos/Habilidades:
Desenvolver o gosto pela leitura;
Acentuar a criatividade, a fantasia;
Ampliar o campo de ações pedagógicas por meio das histórias infantis;
Estimular e possibilitar o acesso aos contos tradicionais infantis;
Linguagens:
Sonoro musical;
Visual;
Verbal;
Gestual corporal;
Gêneros:
Contação de histórias;
Apresentação de teatro;
Músicas;
Narrativas;
Painéis;
Confecção de painéis;
Desenho livre;
Colagens;
Recortes;
Pesquisas;
Recursos Materiais:
Cola colorida;
Revistas;
Alimentos;
Livros infantis;
Material reciclável;
Vídeos;
Fantasias;
Tesoura;
Fantoches;
Máscaras;
Sequência Didática:
Cenário para apresentação das histórias;
Montar uma tenda literária;
Contação de histórias com a participação das crianças;
Confecção de máscaras dos personagens;
Dona Benta oferece um bolo de fubá da Tia Anastácia para as crianças;
Desenho livre da história contada;
Roda da conversa;
Músicas e danças alusivas ao tema.
Fonte: http://educacao.brusque.sc.gov.br/index.php/educacao-infantil/1460-literatura-infantil-plano-de-aula 09/11/2015.
Oi gente!!!
Toda criança é apaixonadapor histórias e desenhos. E no mês do aniversário deMonteiro Lobato, um dos nossos escritores mais amados, oassuntonão poderia ser outro: histórias e desenhos. Apresentamos a você o Projeto Monteiro Lobato, para trabalhar o Sítio do Pica-pau amarelo e toda a sua turma, com muita criatividade, arte e ludicidade, a fim de estimular ainda mais o aprendizado de nossas crianças.
Justificativa
Conhecer as obras deMonteiro Lobato deveria ser atividade obrigatória e básica de todas as escolas. Lobato significa literatura de qualidade e não ler sua obra significa abrir mão de livros que representam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico emcultura, em um mundo mágico de personagens que encantam a todos!
Objetivos gerais
Contribuir com a difusão das obras deMonteiro Lobato.
Conhecer as obras de Monteiro Lobato e com isto, desenvolver a imaginação, afantasia, a criatividade muito mais!
Objetivos específicos
Conhecer Monteiro Lobato, bem como suas obras;
Promover apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
Desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do sítio;
Estimular a memória e a percepção visual;
Sensibilizar osalunosquanto à valorização e a importância da nossa literatura;
Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
Ouvir, recontar e dramatizar histórias;
Trabalhar personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de cada um;
Produzir textos coletivos sobre os personagens do sítio;
Identificar no livro: títulos, ilustradores, autores, personagens;
Criar hábitos de leituras através da recontação das histórias;
Metodologias
Biografia de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
Apresentação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
Quebra-cabeça; músicas; filmes;
Cartazes; dobraduras; desenhos;
Pintura; recorte e colagem;
Confecção de bonecos;
Culinária: bolinhos de chuva etc;
Confecção de um livro coletivo;
Modelagem; DVD e CD;
Contação de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras, dramatizações etc;
Conto, reconto e interpretação;
Oficinas literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas professoras;
Boliche numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
Elaboração de painéis compondo conjuntos: “O que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).
Histórias e Contos
Selecione alguns contos curtinhos de Monteiro Lobato e leia-os para a turminha, explicando as palavras que as crianças não entenderam. Use recursos lúdicos e criativos como dedoches e fantoches. Abra espaço para os pequenos interferirem a vontade ao longo da leitura, pois esta intervenção enriquece a construção imaginária dos personagens da narrativa.
Encenação e Reconto
Faça a recontação das histórias, interpretando-as com os alunos. Confeccione, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina. Permita que a turminha desenhe, pinte ou rabisque de acordo com a maneira que cada um imagina o Sítio. Avalie nesta etapa a expressão artística dos pequenos dentro da temática. Não se esqueça de também construir com os alunos, os principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, utilizando materiais disponíveis na escola ou reciclagem.
Visconde com espiga de milho
Visconde de Sabugosa 'de verdade'??? Esta é uma sugestão muito prática e lúdica. Depois de contar a história dos personagens, que tal fazer o Visconde de Sabugosa usando uma espiga de milho?Aprenda AQUI.
A Cuca feita de garrafa pet
Aproveite a oficina de reciclagem para fazer com a turma a cuca, com reciclagem de garrafa pet e pote de sorvete. Estes trabalhos podem ser expostos para toda a escola na culminância do projeto.Aprenda aqui.
Dedoches e Fantoches
A história do Sítio vai ficar muito mais interessante e divertida se contada com dedoches ou fantoches feitos com reciclagem. Sugerimos a confecção de dedoches feitos com reciclagem de rolo de papel higiênico,tem passo a passo aqui. As crianças aprendem sobre Monteiro Lobato e também sobre a preservação do Meio Ambiente. Aproveite para falar aos alunos que a turma vive num sítio, amam a natureza e sabem preservá-la.
Aprenda aquia fazer lindos fantoches com rolo de papel higiênico, usando a técnica do empapelamento.
Arte com Origami
A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo toda feita em origami é uma sugestão muito criativa e lúdica, as crianças amam esta técnica.Veja com passo a passo como fazer todos os personagens aqui.
Culinária
A receita mais indicada para trabalhar com as crianças neste projeto é o famoso bolinho de chuva da tia Anastácia, além de fácil, pode ser feita pelas próprias crianças, também é deliciosa!Receita AQUI.
Lembrancinhas
As lembrancinha para este projeto podem ser feita pelos próprios alunos em oficinas de sucata e reciclagem.Temos aquiuma linda dica para fazer a Emília e o Visconde com palitos de picolé, aprenda!
Outra sugestão mais simples e fácil de fazer e que tem tudo a ver com o tema, são marca páginas de Monteiro Lobato para imprimir. Você pode imprimir e recortar ou também colar o papel sobre EVA, fazer um furinho e passar uma fita.Veja vários modelos para imprimir aqui.
Culminância
As professoras podem se caracterizar de alguns dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo e fazer uma dramatização. Ao final, faça um delicioso lanche com bolinhos de chuva da tia Anastácia e distribuição de lembrancinhas.
Read more:http://www.pragentemiuda.org/2014/04/projeto-monteiro-lobato-para-educacao-infantil.html#ixzz3qzZsPVNL
Último acesso: 09/11/2015 ás 09:19 da manhã.
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