sexta-feira, 20 de novembro de 2015


14° Dança 

Brincando e se conhecendo

Estimule por meio da exploração dos movimentos o aprendizado sobre o corpo e o espaço


http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/alvo.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado3.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado1.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
Objetivos:
Identificar as partes do próprio corpo;
Explorar o corpo no espaço;
Desenvolver coordenação motora grossa e lateralidade;
Explorar o mundo através do movimento.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado4.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado2.gif

Fotos: Divulgação
Para conhecer o mundo ao seu redor e mesmo facilitar o processo de aprendizagem, é necessário que o ser humano, antes de tudo conheça a si mesmo. E essa experiência começa cedo, naqueles momentos em que se vê o bebê colocando sua própria mão na boca. Tudo é uma descoberta. Mas desde os primeiros anos de vida, estímulos como brinquedos e as próprias brincadeiras entre pais e filhos são extremamente importantes como incentivos à coordenação motora da criança.
Por isso, é necessário trabalhar desde cedo atividades que estimulem a linguagem corporal da criança, fazendo com que a mesma explore o corpo no espaço, identifique as partes de seu corpo, desenvolva a lateralidade, para que assim possa efetivamente explorar o mundo por meio do movimento.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317348.jpg
Dica de leitura!
O Livro Mágico do Corpo Humano
O médico Gilson Barreto explica o funcionamento de cada um dos sistemas que formam o nosso corpo: o reprodutor, o locomotor, o digestivo, o circulatório, o respiratório, o urinário, o nervoso, apresentando várias curiosidades. O autor aborda também o comportamento humano na relação homem-meio ambiente, que precisa ser preservado para garantir saúde e bemestar.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317349.jpg
Dica de leitura!
Míni Larousse do Corpo Humano
Neste livro, as dúvidas mais comuns das crianças a respeito do corpo humano, como as diferenças entre meninos e meninas, a função da pele, a importância do coração, da respiração, do cérebro, de uma boa alimentação, dos cuidados com a higiene pessoal e a fecundação e gestação de um bebê são explicadas de forma clara, didática e divertida.
Ilustrações: Alice Charbin
Editora: Larousse Júnior


Confira a atividade que a professora, pedagoga, bióloga e pós-graduada em Educação Infantil, Cynthia Akemi Teixeira Kayo, preparou para esta edição:
Fotos: Divulgação
1. Diariamente trabalhar com os alunos a consciência corporal conversando sobre como sentar corretamente, andar, correr e brincar de forma saudável. Isso estimulará a curiosidade de aprender mais sobre o corpo.
2. Pedir para uma criança deitar em cima de um papel grande e desenhar seu contorno, isso pode ser feito também no chão do pátio com giz de lousa, uma criança pode contornar a outra e depois fazer os detalhes.
Fotos: Divulgação
3. Depois de identificar e nomear as partes do corpo será bem gostoso imitar, brincar e dançar em duplas, sozinho ou em grupo.
4. Em duplas, o que um colega faz o outro imita (espelho).
5. A professora fala o nome da parte do corpo e as crianças identificam no próprio corpo.
6. Ouvindo diversas músicas as crianças imitam o som e o andar dos animais.
7. O professor também pode trabalhar a lateralidade, direita, esquerda, dançando a música Vem Que Eu Vou Te Ensinar, da Xuxa.
Dica de música
Imitando os animais – Xuxa
Dança dos bichos – Eliana

Primeiro momento
Atividade sugerida pela professora de Educação Física do Estado de São Paulo; de Dança Educacional nas escolas de Educação Infantil de São Carlos; bailarina formada pela Royal Academy Dance; Técnica em Recreação coreográfica; diretora artística e cultural das escolas em que atua e criadora do Blog Fazendo Dança na Escola, Nani Chefaly:
1. Em rodinha o professor deverá conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
2. Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada.
3. Com a música “O Corpo Humano (Pra que servem?)” dramatizar o que sugere a música e, com os alunos, criar uma coreografia.
Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
Conversar sobre as partes corporais no corpo do amigo, percebendo as semelhanças e as diferenças que elas têm. Somos todos iguais?

Segundo momento
Samba Quente
1. Música instrumental com sons de percussão onde o aluno obedece à “ordem” do professor para mexer determinada parte do seu corpo individualmente começando pela cabeça até chegar aos pés, em seguida o corpo todo sem sair do lugar e depois o corpo todo pelo espaço.
2. Ainda com a música instrumental fazer uma variação da atividade onde os alunos se colocarão em duplas e agora não mais mexerão nos seus corpos, mas a cada “ordem” do professor eles tocarão o corpo do seu coleguinha.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317355.jpg
Eu Vi
Ao som da música ou mesmo apenas cantando, fazer com que os alunos toquem seus corpos conforme o comando da mesma. Eles devem cantar a música dramatizando-a. Depois, em duplas, pegar no corpo do coleguinha e em círculo, pegar no corpo de qualquer coleguinha. Ao final, eles deverão dançar livremente pelo espaço e terminar fazendo uma pose colocando a mão em alguma parte do seu corpo.
Eu vi, eu vi, eu vi um jacaré será que ele queria pegar no meu pé?
Eu vi, eu vi eu vi uma formiga será que ela queria pegar minha barriga?
Eu vi, eu vi, eu vi um leão será que ele queria pegar a minha mão?
Eu vi, eu vi, eu vi uma coelha será que ela queria pegar minha orelha?
Eu vi, eu vi, eu vi um piolho será que ele queria pegar no meu olho?
Eu vi, eu vi, eu vi um coelho será que ele queria pegar o meu joelho?
Eu vi , eu vi, eu vi uma perdiz será que ela queria pegar o meu nariz?

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317358.jpg
Dica esperta!
De acordo com Kayo, fazer auto-retrato é muito importante para a criança identificar e demonstrar suas próprias características. Ela sugere que esta atividade seja feita também mostrando alguns auto-retratos de pintores famosos como a Tarsila do Amaral.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317354.jpg
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado3.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado1.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
Objetivos:
Identificar todas as partes do corpo;
Conhecer as partes do corpo;
Reconhecer os sentidos;
Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado4.gif
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/imagens/lado2.gif

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/imagens/i317356.jpg
Dica esperta!
Brincar de estátua, correcutia, pega-pega, fazer circuito com bambolês, mesas e cadeiras, montar um túnel para as crianças passarem e a dança da cadeira, também podem ser boas opções para trabalhar os diversos movimentos que o corpo pode fazer.



       

Um comentário:

  1. Escolhemos pois, brincando e se conhecendo é um misto de plano de aula e artigo onde o Autor dá dicas e maneiras de trabalhar com as crianças usando todo tipo de linguagem , mas principalmente a Corporal.

    ResponderExcluir