14° Dança
Brincando e se conhecendo
Estimule por meio da exploração dos
movimentos o aprendizado sobre o corpo e o espaço
|
|
|
|
|
|
|
Objetivos:
★ Identificar as partes do próprio corpo;
★ Explorar o corpo no espaço;
★ Desenvolver coordenação motora grossa e
lateralidade;
★ Explorar o mundo através do movimento.
|
|
|
|
|
|
Para conhecer o mundo ao seu redor e mesmo facilitar o processo de
aprendizagem, é necessário que o ser humano, antes de tudo conheça a si
mesmo. E essa experiência começa cedo, naqueles momentos em que se vê o bebê
colocando sua própria mão na boca. Tudo é uma descoberta. Mas desde os
primeiros anos de vida, estímulos como brinquedos e as próprias brincadeiras
entre pais e filhos são extremamente importantes como incentivos à
coordenação motora da criança.
Por isso, é necessário trabalhar desde cedo atividades que estimulem a
linguagem corporal da criança, fazendo com que a mesma explore o corpo no
espaço, identifique as partes de seu corpo, desenvolva a lateralidade, para
que assim possa efetivamente explorar o mundo por meio do movimento.
Dica de leitura!
★ O Livro Mágico do Corpo Humano
O médico Gilson Barreto explica o funcionamento de cada um dos
sistemas que formam o nosso corpo: o reprodutor, o locomotor, o digestivo,
o circulatório, o respiratório, o urinário, o nervoso, apresentando várias
curiosidades. O autor aborda também o comportamento humano na relação
homem-meio ambiente, que precisa ser preservado para garantir saúde e
bemestar.
|
Dica de leitura!
★ Míni Larousse do Corpo Humano
Neste livro, as dúvidas mais comuns das crianças a respeito do corpo
humano, como as diferenças entre meninos e meninas, a função da pele, a
importância do coração, da respiração, do cérebro, de uma boa alimentação,
dos cuidados com a higiene pessoal e a fecundação e gestação de um bebê são
explicadas de forma clara, didática e divertida.
Ilustrações: Alice Charbin
Editora: Larousse Júnior
|
Confira a atividade que a professora, pedagoga, bióloga e
pós-graduada em Educação Infantil, Cynthia Akemi Teixeira Kayo, preparou
para esta edição:
1. Diariamente trabalhar com os alunos a consciência corporal
conversando sobre como sentar corretamente, andar, correr e brincar de
forma saudável. Isso estimulará a curiosidade de aprender mais sobre o
corpo.
2. Pedir para uma criança deitar em cima de um papel grande e desenhar
seu contorno, isso pode ser feito também no chão do pátio com giz de lousa,
uma criança pode contornar a outra e depois fazer os detalhes.
3. Depois de identificar e nomear as partes do corpo será bem gostoso imitar,
brincar e dançar em duplas, sozinho ou em grupo.
4. Em duplas, o que um colega faz o outro imita (espelho).
5. A professora fala o nome da parte do corpo e as crianças
identificam no próprio corpo.
6. Ouvindo diversas músicas as crianças imitam o som e o andar dos
animais.
7. O professor também pode trabalhar a lateralidade, direita,
esquerda, dançando a música Vem Que Eu Vou Te Ensinar, da Xuxa.
|
Dica de música
Imitando os animais – Xuxa
Dança dos bichos – Eliana
|
Primeiro momento
|
Atividade sugerida pela professora de Educação Física do Estado de
São Paulo; de Dança Educacional nas escolas de Educação Infantil de São
Carlos; bailarina formada pela Royal Academy Dance; Técnica em Recreação coreográfica; diretora
artística e cultural das escolas em que atua e criadora do Blog Fazendo Dança na Escola, Nani Chefaly:
1. Em rodinha o professor deverá conversar de forma informal sobre cada
parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
2. Para que servem? – O professor
deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que
for citada.
3. Com a música “O Corpo Humano
(Pra que servem?)” dramatizar o que sugere a música e, com os alunos, criar
uma coreografia.
★ Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas
colocações e orientações.
★ Conversar sobre as partes corporais no corpo
do amigo, percebendo as semelhanças e as diferenças que elas têm. Somos
todos iguais?
|
Segundo momento
|
Samba Quente
1. Música instrumental com sons de percussão onde o aluno obedece à
“ordem” do professor para mexer determinada parte do seu corpo
individualmente começando pela cabeça até chegar aos pés, em seguida o
corpo todo sem sair do lugar e depois o corpo todo pelo espaço.
2. Ainda com a música instrumental fazer uma variação da atividade
onde os alunos se colocarão em duplas e agora não mais mexerão nos seus
corpos, mas a cada “ordem” do professor eles tocarão o corpo do seu coleguinha.
Eu Vi
Ao som da música ou mesmo apenas cantando, fazer com que os alunos
toquem seus corpos conforme o comando da mesma. Eles devem cantar a música dramatizando-a.
Depois, em duplas, pegar no corpo do coleguinha e em círculo, pegar no
corpo de qualquer coleguinha. Ao final, eles deverão dançar livremente pelo
espaço e terminar fazendo uma pose colocando a mão em alguma parte do seu
corpo.
Eu vi, eu vi, eu vi um jacaré será que ele queria pegar no meu pé?
Eu vi, eu vi eu vi uma formiga será que ela queria pegar minha barriga?
Eu vi, eu vi, eu vi um leão será que ele queria pegar a minha mão?
Eu vi, eu vi, eu vi uma coelha será que ela queria pegar minha orelha?
Eu vi, eu vi, eu vi um piolho será que ele queria pegar no meu olho?
Eu vi, eu vi, eu vi um coelho será que ele queria pegar o meu joelho?
Eu vi , eu vi, eu vi uma perdiz será que ela queria pegar o meu nariz?
|
Dica esperta!
De acordo com Kayo, fazer auto-retrato é muito importante para a
criança identificar e demonstrar suas próprias características. Ela sugere
que esta atividade seja feita também mostrando alguns auto-retratos de
pintores famosos como a Tarsila do Amaral.
|
|
|
|
|
|
|
|
Objetivos:
★ Identificar todas as partes do corpo;
★ Conhecer as partes do corpo;
★ Reconhecer os sentidos;
★ Identificar e diferenciar as partes do
próprio corpo com as partes do corpo dos amigos.
|
|
|
|
|
|
Dica esperta!
Brincar de estátua, correcutia, pega-pega, fazer circuito com
bambolês, mesas e cadeiras, montar um túnel para as crianças passarem e a
dança da cadeira, também podem ser boas opções para trabalhar os diversos
movimentos que o corpo pode fazer.
|
|
Escolhemos pois, brincando e se conhecendo é um misto de plano de aula e artigo onde o Autor dá dicas e maneiras de trabalhar com as crianças usando todo tipo de linguagem , mas principalmente a Corporal.
ResponderExcluir