Exploração dos espaços na pré-escola
Explorar os espaços com a ajuda de cadeiras, pneus, colchões e mapas é o primeiro passo para se relacionar com as formas que estão à nossa volta
Deborah Trevizan (novaescola@fvc.org.br)

Foto: Fernanda Sá; Agradecimentos: Carinhoso e Tok Stok
Nas Orientações Didáticas do Referencial Curricular, no que diz respeito ao desenvolvimento do conteúdo de espaço e forma, está previsto que as experiências ocorram, prioritariamente, na sua relação com o mundo à nossa volta - e não partindo da geometria propriamente dita. O texto ainda diz que o trabalho na Educação Infantil deve apresentar desafios para a turma. Ações como construir e deslocar-se são tão importantes quanto o registro dessas mesmas ações. O objetivo é levar a garotada a adquirir um controle maior sobre seus atos, de forma a permitir que problemas de natureza espacial possam ser resolvidos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico, mesmo que ainda não seja a hora de utilizar essa nomenclatura.
- http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/exploracao-espacos-pre-escola-educacao-infantil-matematica-forma-geometria-541707.shtml
Ultilizar os espaços para o desenvolvimento na Educação Infantil ajuda a criança educar seus sentidos, o pensamento, a estética e também favorecem o conhecimento cientifíco através do lúdico. Pode-se afirmar que uma criança bem desenvolvida na educação Infantil possa chegar no ensino fudamental pensando por si só e com sua identidade construída.
ResponderExcluir