quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Educação infantil exige acolhimento, e não extravagância

http://psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com.br/2011/03/reportagem-educacao-infantil-exige.html

Reportagem: 'Educação infantil exige acolhimento, e não extravagância'

O médico especialista em desenvolvimento infantil, Dr. Saul Cypel foi entrevivtado pelo Jornal Estado de São Paulo.
Em uma parte da reportagem ele diz algo totalmente coerente, o qual gostaria de compartilhar: 


"Educar um filho não é um processo simples. O primeiro passo é os pais saberem que o bebê já nas primeiras semanas tem um psiquismo em desenvolvimento. Não basta só dar cuidados de alimentação e higiene. Ele é um ser que já vivencia insegurança, ansiedade. Por isso a necessidade de acolhimento."

Fonte: Estado de São Paulo

Meu comentário:

Comentário da Reportagem:

A fala do médico entrevistado tem tudo a ver com a concepção de criança dos documentos vigentes da Educação Infantil. Os documentos dizem que a criança é um cidadão de direito, um ser individual, com suas especificidades, suas vivências, suas experiências e é produtora de cultura. Dessa forma, ele deixa claro que o acolhimento é parte fundamental no desenvolvimento de uma criança, para que o desenvolvimento aconteça de forma integral, social, emocional e democrático.
O educar e o cuidar caminham juntos, são indissociáveis.

Um comentário:

  1. A fala do médico entrevistado tem tudo a ver com a concepção de criança dos documentos vigentes da Educação Infantil. Os documentos dizem que a criança é um cidadão de direito, um ser individual, com suas especificidades, suas vivências, suas experiências e é produtora de cultura. Dessa forma, ele deixa claro que o acolhimento é parte fundamental no desenvolvimento de uma criança, para que o desenvolvimento aconteça de forma integral, social, emocional e democrático.
    O educar e o cuidar caminham juntos, são indissociáveis.

    ResponderExcluir